Friday, January 26, 2007

"As Contradições da Crise dos Anos 30

O cheiro da podridão enche o país.
Queimam café como combustível de navios. Queimam o milho para aquecer; o milho dá um lume excelente. Atiram batatas aos rios, colocando guardas ao longo das margens, para evitar que o povo faminto intente pescá-las. Abatem porcos, enterram-nos e deixam a putrescência penetrar na terra.

John Steinbeck, As Vinhas da Ira

Redige um comentário sobre os principais problemas sociais provocados pela crise dos anos 30.

Bom Trabalho!

14 comments:

Anonymous said...

A crise económica levou a também uma crise social que foi mais notada no operariado. O nº de desempregados aumentou muito, as pessoas começaram a viver em locais miseráveis, levando algumas a cometerem crimes ou até mesmo a suicidarem-se, os agricultores não podiam vender os seus próprios produtos. Esta classe social sofreu um aumento de tamanho, por causa da diminuição dos seus rendimentos e da falência de muitas empresas.
Para confrontar esta crise, o governo tentou solucionar alguns problemas; estabeleceu o salário minímo, reduziu o nº de horas de trabalho semanais(o que permitiu criar mais postos de trabalho), estabeleceu susídios para trabalhadores e promoveu grandes obras públicas.

Anonymous said...

-Com o desgosto, milhares de milionários, que o deixaram de ser de um dia para o outro,acabaram por suicidar-se;
-muitas pessoas, circulavam de Norte a Sul dos EUA à procura de emprego; alguns milionários,
-vendiam as suas limusines à troca de alguns litros de gasolina;
-despediam os trabalhadores das fábricas, e publicitavam anúncios a dizer que estavam à procura de empregados, naturalmente que aparecia muita gente, o que facilitava a baixar os salários;
-enquanto milhares de pessoas morriam à fome, outras queimavam e destruiam comida , e ai de quem fosse aquele que tentasse aproveitar essa mesma comida (punham seguranças a i,pedir a passagem para onde se destruiam a comida;
-aumentou a mendicidade e os conflitos sociais;
-aumentou também os grupos racistas, que acreditavam e divulgavam, que os negros eram os culpados de toda a crise em que viviam.

Anonymous said...

Os principais problemas provocados pela crise dos anos 30 são:
-o elevado número de desempregados e consequentemente o aumento da mendicidade.Enquanto milhares de pessoas morriam à fome, outras destruíam comida;
-A revolta perante as condições miseráveis de vida, levou em alguns casos ao suícidio, ao crime e ao agravamento dos conflitos sociais.Alguns milionários, que de um dia para o outro ficavam sem nada acabaram,também, por suicidar-se;
-Os mais atingidos foram os operários que se encontraram no desemprego, sem direito a indemenizações ou subsídios e os agricultores que se viam impossibilitados de vender os seus produtos.

Alda Ribeiro said...

Sofia (9D), Ana Filipa e Fernanda Isabel (9ºB):
De um modo global as respostas estão bem!
Há que salientar obrigtoriamente, os seguintes aspectos:
1. Milhões de pessoas caíram no desemprego e consequentemente na miséria passando a viver da caridade pública e privada;
2. Aparecimento e/ou agravamento das tensões sociais e de um clima de grande descontentamento;
3. Na periferia das grandes cidades cresceram "bairos de lata";
4. Milhões de desempregados ofereciam a sua força de trabalho por salários baixíssimos;
5. Aumentaram os índices de criminalidade, suicídio e os conflitos racionais e o nacionalismo;
6. Afectou todos os grupos sociais, em especial o campesinato, os operários e a classe média;
7. Paradoxo da crise: enquanto milhares de pessoas se debatiam com a fome toneladas de alimentos eram destruídos para impedir que o seu preço baixasse.
Bom trabalho!
Alda

Anonymous said...

Com o crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque de 1929, bancos e investidores perderam grandes somas em dinheiro. A situação dos bancos era agravada pelo fato que muitos destes bancos haviam emprestado grandes quantidades de dinheiro às fábricas que, consequentemente, abriram falência e que se tornaram incapazes de pagar as suas dividas. O crescimento do número de falências fez obrigatoriamente subir em flecha o número de desemprego.
Isto levou a que a mendicidade aumentasse e, que a maior parte das pessoas se sujeitassem a trabalhar por salários desumanos.
Quando a população, principalmente as classes trabalhadoras, se depararam com descida acentuada do seu nível de vida, entraram em depressão levando-os à criminalidade, conflitos e, até mesmo ao suicídio, que originou grandes tensões sociais.
A maior parte da população dos países mais afectados pela Grande Depressão cortaram todo e qualquer tipo de gasto considerado supérfluo, o que levou à descida das importações,logo também agravaram a economia dos países que lhes vendiam.
Ao longo da crise, os preços da maioria dos produtos de consumo manteve-se muito baixo, principalmente nos países mais afectados, para isso não acontecer os grandes empresários destruiam a comida ou livravam-se dela atirando-a para o fundo dos rios ou até mesmo deitar-lhes veneno, enquanto haviam pessoas que morriam à fome.

Alda Ribeiro said...

Olá Filipe!
A tua resposta está correcta.
Apesar disso, aconselho-te a leres a resposta que dei à Fernanda e à Ana Filipa pois faltam alguns pormenores.
Bom Trabalho!

Anonymous said...

A crise económica dos anos 30, levou consequentemente a uma crise social, que se espalhou por todo o mundo. A tensão aumentou, milhares de pessoas ficaram desempregadas passando a viver da ajuda "das almas caridosas", na periferia passaram a existir os "bairros de lata", as pessoas ofericiam a sua força de trabalho por uns miseros cêntimos, a criminalidade aumentou, houve um grande descontentamento por parte da população. A crise social dos anos 30 afectou todos os grupos sociais, e enquanto algumas pessoas se debatiam contra a fome milhres de alimentos eram deitados fora todos os dias para impedir que o seu preço bixasse.

Anonymous said...

A crise dos anos a nivel social levou milhares de pessoas ao desemprego e consequentemente à miséria, passando a viver de caridade publica e privada; o aparecimento e/ou agravamento de conflitos sociais;nas grabdes periferiasd apareceram os "bairros de lata";milhares de desmpregados ofereciam a sua força de trabalho por baixíssimos salários;houve um aumento dos Indices de criminalidade e suicidio.Esta crise afectou todas as classes sociais mas especialmente ao povo e à classe média.

Anonymous said...

algumas consequencias foram entre outras:

-o elevado número de desempregados
-o aumento da mendicidade.
-Enquanto milhares de pessoas morriam à fome outras destruíam comida;
-A revolta das populações levou ao crime e ao agravamento dos conflitos sociais.(por exemplo havia assaltos a padarias para alimentar familias)
-Os mais atingidos foram os operários que se encontraram no desemprego, sem direito a indemenizações ou subsídios
-os agricultores viam-se impossibilitados de vender os seus produtos.
- muitos desempregados ofereciam o seu emprego por apenas 1 dolar por semana ou menos

Anonymous said...

Os principais problemas sociais foram:
- aumento do desemprego
- precaridade das condições de vida (más condições de habitação,mendicidade)
- agravamento das tensões sociais (destruição da classe média)

Anonymous said...

ana Sofia 9º B
Muito bem!
Boas Férias!
Um abraço da Profª

Anonymous said...

Catarina 9ºB
Muito bem! Em vez de povo eu colocaria proletariado.
Boas Férias!
Um abraço da Profª

Anonymous said...

Casimiro 9º C
Muito bem!
Boas Férias!
Um abraço da Profª

Anonymous said...

Catarina 9º C
Apesar de muito sintético está bem!
Boas FÉRIAS!
Um abraço da Profª